Como funcionam as aulas de natação para bebês?
Muitas dúvidas surgem quando o assunto é natação para bebês. Uma das perguntas mais recorrentes é como funcionam as aulas de natação para bebês.
A maioria dos pais conhecem os benefícios da natação, mas se perguntam como são conduzidas as aulas.
As atividades aquáticas são um modo muito funcional e criativo de apresentar o mundo aos bebês.
Consideramos que uma boa época para iniciar o contato com as atividades aquáticas é por volta de 5- 6 meses, quando as vacinas mais importantes já foram tomadas e o bebê está mais fortinho e pronto para a socialização.
Nessa faixa etária a presença materna ou paterna na água é importante, pois o princípio do ensino parte do vínculo afetivo e de segurança.
É necessário que o pai ou a mãe faça companhia para o bebê dentro da água.
O professor é um facilitador do processo de ensino: vai mostrando as “brincadeiras” e o papai (ou mamãe) as executa com seu bebê.
O trabalho visa, além da adaptação ao meio líquido e início da conquista das habilidades dentro da água, o estreitamento do vínculo familiar, autoconfiança, aquisição de destrezas, socialização do bebê, interação com os outros bebês e seus pais, a estimulação em todos os campos sensoriais, coordenação motora, desenvolvimento da fala, relaxamento, entre outros.
A aula oficialmente é de 50 minutos, mas quem define a duração é o bebê: às vezes ele está mais ativo, outras vezes mais cansadinho, indisposto: é interessante ter sensibilidade para perceber essas alternâncias em sua disposição, fazer sempre presentes as brincadeiras, a diversão, as trocas afetivas.
A escola, nesta época, deve ser uma extensão da família, de modo que o entrosamento entre pais e professores só vem a beneficiar o bebê, tornando-o seguro para novas aventuras.
Embora a frequência ideal seja de 2 aulas por semana, quem vai definir a quantia de aulas é a família, já que nem sempre é possível papai ou mamãe acompanharem seu bebê duas vezes por semana à escola de natação.
É bastante útil ir aproximando a água do banho à temperatura da piscina, 32 graus.
Lembro que a natação começa nos banhos, que podem ser alegres e à medida que seu bebezinho cresce, mais demorados. Você pode estimular seu bebê a brincar, bater perninhas, bracinhos, sem protegê-lo da água no rosto, mas, ao contrário, acostumando-o com a água em seu rostinho, olhinhos. E introduzindo o banho de chuveirão, no colo da mamãe ou do papai.
Possui mais dúvidas? Entre em contato com a gente: (11) 93487-3460 (WhatsApp).